-
Arquitetos: Gustavo Penna Arquiteto e Associados
- Área: 11511 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Leonardo Finotti, Txai Ilg
-
Fabricantes: Art Versátil, Miaki, Prodomo, Vidraçaria Bom Pastor
Descrição enviada pela equipe de projeto. História, vocação, trabalho e fé. De sua origem nas terras remotas da Abissínia, o café encontra no Brasil um chão escolhido. Minas Gerais, hoje a principal região produtora, misturou seu ouro ao seu café. Nascida em Carmo de Minas, a Carmo Coffees trabalha com a premissa de que a qualidade vem do respeito, do cuidado com toda a cadeia produtiva. Assim, a verdadeira parceria com os produtores de café gera excelência. Transparência e ética no processo transformam o fruto final em uma jóia, de imenso valor humano agregado. Essa reverenciada filosofia de trabalho merece uma casa generosa, um lugar sólido, um gesto de amplidão e generosidade, para marcar presença e se tornar símbolo.
Localizado em área estratégica, à beira da rodovia BR-381, o lugar pede uma forma notável. A velocidade da visualização desde a rodovia nos conduziu à grande horizontal: clareza e força numa forma única. Sobre esta base, imprime-se o objeto de nossa reverência: um escavo, côncavo, translúcido, da cor do café torrado.
Imaginamos a evidência de algo em movimento, transportado para todos os cantos do planeta. Daí essa forma reentrante, aberta ao alto como uma clarabóia, entrada da luz do sol, e, à noite, expressão da luz interior. A nossa intenção é demonstrar o amor pelo trabalho realizado. Amor é zelo, cuidado, interesse, conhecimento, cooperação, solidariedade, companheirismo. Afinal, o café convida à reunião, ao compartilhamento, ao encontro, à pausa. O ambiente resultante é necessariamente solene, porque talvez seja o único momento em que essas qualidades ficarão reunidas a demonstrar o significado da atitude de afirmação da qualidade do nosso café.
Entramos por um portal de chapa perfurada de grãos da colheita. No chão, o mapa da região produtora. Do lado direito, o café como uma preciosidade em suas fases de beneficiamento. Acima, o nome das fazendas, dos produtores, nossos heróis. Ao fundo, o sublimado grão do café translúcido é a expressão mais simbólica deste ambiente ritualístico.
A partir daí subimos e caminhamos na sombra de um túnel museográfico: a experiência de um percurso que conta a história e conduz ao grande armazém, visto do alto. Abaixo, na área dos microlotes, podemos pausar e contemplar admirados o beneficiamento do café. No segundo pavimento toda a área administrativa se desenvolve em torno de um grande pátio descoberto, trazendo luz e descontração ao ambiente.
O nosso projeto cria um roteiro instigante, composto de momentos potentes, poucos elementos expressivos para deixar uma impressão forte e verdadeira. Usamos os valores verdadeiros, autênticos e diretos, valores duráveis em transformação constante.